fbpx

Por que é importante fazer uma consulta veicular

por que é importante fazer consulta veicular

Muitas empresas oferecem serviços de consulta veicular. Mas você já se perguntou por que é importante e para que serve esse tipo de consulta? Caso não tenha parado para pensar, vamos te mostrar como funciona e como pode ser útil para você. 

Uma das principais funcionalidades de uma consulta veicular é na hora de comprar um carro usado ou seminovo — já que esse serviço te ajuda a reduzir danos nesse tipo de aquisição. Você terá acesso, por exemplo, ao histórico veicular, e, assim, poderá descobrir se há um passado problemático, com roubos/furtos, se ainda está em financiamento, se há multas e se há bloqueios administrativos. Ele evita, portanto, que você tenha muitas dores de cabeça no futuro e te permite fazer uma compra com mais segurança, para que você possa desfrutar do carro da melhor maneira possível.

Contratar consulta veicular

A Consultas Prime oferece uma consulta veicular completa por um preço justo e com trabalho de qualidade. Existe a possibilidade de contratar uma consulta avulsa, para ter apenas uma informação específica, que você esteja com dúvida. Na completa, porém, são oferecidos os mais diversos dados, que podem, claro, ser úteis em algum momento. Vamos conhecer alguns deles.

Roubo e furto

Andar por aí com um carro com passado de roubo ou furto pode causar diversos problemas complexos para o dono atual, já que pode não ser fácil comprovar que você realmente pagou para estar naquele veículo. A consulta apresenta, caso já tenha havido furto ou roubo, a data de ocorrência do caso, por exemplo, e a data de devolução. Tudo para te proteger de eventualidades.

Indício de sinistro, leilão e agregados

É possível saber dados cadastrados para realização de leilão, e também se há alguma indicação por parte do DETRAN. Serve, inclusive, para saber as informações cadastradas da fábrica relacionada ao veículo — isso permite verificar a originalidade das peças ou identificar alguma alteração.

Base estadual

Várias informações estão contidas na base estadual. São todas as informações cadastradas no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito), como possíveis multas e débitos. Também verifica possíveis restrições e se há algum tipo de financiamento ativo. 

Importância da consulta veicular

Sem a consulta veicular completa, você não terá em mãos vários dados importantes, e isso pode ser extremamente prejudicial — tanto enquanto você estiver usando o veículo, tanto na hora de realizar uma possível venda e passar o carro adiante. Você não terá noção, por exemplo, da quilometragem exata, que pode, de forma mal-intencionada, ter sido sabotada antes da compra. Outros problemas são os riscos de que o carro esteja penhorado, que tenha histórico problemático com a polícia ou que tenha peças adulteradas — vale ressaltar que tudo isso pode causar sérios problemas em algum momento.

Outros cuidados

Se você está mesmo pensando em adquirir um veículo seminovo ou usado, deve ter outros cuidados além da contratação de uma consulta veicular. Você pode pedir ao vendedor, por exemplo, uma vistoria cautelar, para verificar a originalidade de vidro, câmbios, motor e numeração do chassi. É muito importante ter atenção com a documentação — deve-se exigir um documento de transferência; além do  Certificado de Registro do Veículo (CRV) e um documento que comprove o licenciamento e pagamento do DPVAT e IPVA.

Vale dizer que, caso haja problemas na negociação, você pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (quando a venda é feita por uma empresa) ou ao Código Civil (quando é uma negociação avulsa que envolve duas pessoas). Um conselho: não abra mão, em hipótese alguma, da sua proteção e dos seus direitos. E não se esqueça: conte com a Consultas Prime na hora de fazer a consulta veicular!