fbpx

Como consultar a situação do seu CPF pelo nome

como consultar cpf pelo nome

Não tem nada mais constrangedor do que estar em uma loja prestes a realizar uma compra muito importante e descobrir ali, na frente do caixa, que você está com o nome sujo, não é mesmo? Mas existe uma forma de você evitar esse tipo de constrangimento — consultando a situação do seu CPF no conforto da sua casa.

Consultas Prime oferece um serviço para consultar CPF pelo nome, para que você saiba toda sua situação de crédito. Com a consulta, é possível ter acesso ao seu score de crédito, por exemplo, e saber como bancos e empresas enxergam a possibilidade de te conceder crédito — para cartões, empréstimos e financiamentos, por exemplo. Assim, você pode entender melhor sua situação financeira e como melhorá-la.

Por que é ruim estar com o nome sujo

O CPF negativado, popularmente conhecido como nome sujo, é quando seu Cadastro de Pessoa Física está registrado em sistemas de birôs de créditos — empresas que registram pagamentos de contas. O registro é solicitado por credores em casos de atrasos de dívidas ou inadimplências, e tem consequências negativas para a sua reputação financeira. Com o nome sujo, você passa a ter dificuldades para conseguir crédito, pois bancos e empresas passam a não te enxergar com bons olhos.

Os próprios birôs, cada um com seu critério, fazem um score de crédito, que é sempre consultado por possíveis credores quando há uma solicitação de crédito. O score é como uma classificação que define, em uma pontuação de 0 a 1000 — do mais baixo para o maior — quem é bom e quem é mau pagador. O objetivo é mostrar qual é o potencial financeiro de um consumidor, para que o credor avalie se concede ou não o pedido. O score considera critérios como histórico financeiro (nome limpo ou sujo, ações judiciais, buscas anteriores por crédito) e dados pessoais para fazer a classificação. Uma boa pontuação costuma ser a partir de 700 — menos que isso, pode ser considerado de risco médio ou alto. 

Como limpar o nome sujo

Se você consultou seu CPF e viu que seu nome está sujo na praça, é hora de tentar resolver esse problema, não é mesmo? Afinal, ninguém quer conviver com restrições financeiras. Os serviços de proteção ao crédito não costumam demorar a retirar o CPF dos registros negativos quando as dívidas são quitadas e as inadimplências sanadas. Quando há dívida com banco, o CPF pode ficar negativo por no máximo cinco anos — após esse período, caduca; isso é: o nome volta a ficar limpo, mas a dívida continua existindo e, claro, pode ser cobrada. 

O ideal, mesmo, é que você resolva as dívidas antes desses períodos. Sabemos que nem sempre é fácil, mas tomaremos a liberdade de oferecer algumas dicas para que você limpe o seu nome. Spoiler: a consulta de CPF é parte fundamental para isso.

Planeje sua vida financeira

Com a consulta de CPF você passará a ter ciência de quais são suas dívidas, se há protestos e como estão os atrasos. A partir disso, você poderá saber exatamente quanto tem de renda, quanto gasta e quanto deve. Será o momento, então, de traçar um planejamento. 

Defina prioridades e passe a cortar e evitar gastos desnecessários. Em relação às dívidas, você pode, nas mais complicadas, buscar negociação e refinanciamento para quitá-las aos poucos e com taxas menores — mas é primordial que você cumpra esses acordos. “Em uma renegociação, é possível conseguir condições de pagamento com taxas menores, além de reduzir o montante devido. Há casos de redução de até 75%”, conta Sérgio Dias, economista e consultor do Sebrae, à Exame Invest. Outra dica: evite ao máximo acumular pendências e não avance sem antes resolver o que já existe.

Mudar seus hábitos de consumo será fundamental para que, à medida que as dívidas forem sendo quitadas, você não se afunde de novo. Uma boa saúde financeira requer esforços e, o principal, controle. 

Consultar CPF pelo nome: benefícios

Com o nome limpo, você voltará a ter uma boa reputação financeira e seu score de crédito aumentará gradativamente. Será possível ter acesso mais tranquilo a empréstimos, financiamentos e cartões, conforme a sua necessidade, seus planos e desejos, já que bancos e empresas, voltarão a te enxergar como um consumidor confiável e verão menos riscos de inadimplências por sua parte.

Você poderá, porém, continuar consultando seu CPF para ver a evolução do seu score de crédito e, a partir da pontuação, medir como anda sua vida financeira. Vale reforçar: a saúde financeira tem a ver com esforço e controle. Uma vez com nome sujo, portanto, evite ao máximo voltar a acumular dívidas e inadimplências para que sua reputação seja sempre boa.