fbpx

Certificado digital individual, como ter o meu?

certificado digital individual

Existe certificado digital individual? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Afinal, diversas pessoas acreditam que esse documento é destinado apenas para empresa. No entanto, pode ser usado também de forma individual, veja a seguir ter o seu e como funciona o uso desse documento.

É muito comum relacionarmos o uso de certificado digital para empresas, não é mesmo? Pois bem, saiba que esse documento oferece diversos benefícios para as empresas. Mas também pode ser uma ótima opção para profissionais e pessoas individuais.

Pensando em você que conhece pouco sobre esse documento e como funciona, separamos um conteúdo completo sobre o certificado digital individual e como você pode ter o seu, agora mesmo.

Leia a seguir:

  • O que é certificado digital para pessoa física?
  • Quais são as diferenças entre o e-CPF e o e-CNPJ?
  • Certificado digital individual pode ser usado em quais situações?
  • Quais são as categorias disponíveis para o certificado digital para pessoa física?
  • Como funciona a renovação do certificado digital?
  • Como ter o meu certificado digital individual?

O que é certificado digital para pessoa física?

O certificado digital individual, mais conhecido como documento virtual para pessoa física. Esse documento eletrônico pode substituir a assinatura tradicional com validade jurídica.

Desse modo, uma pessoa física, ou seja, que conta com o seu CPF, poderá realizar assinaturas digitais e diversas atividades burocráticas por meio da internet.

Essa é uma solução moderna que pode ser usada por qualquer pessoa que está em busca de proteger suas informações e resolver atividades de forma digital.

O certificado digital pode ser instalado no seu computador ou até mesmo em um token ou smartcard. Tudo pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Quais são as diferenças entre e-CPF e o e-CNPJ?

A principal diferença é que o e-CPF é um certificado digital individual, ou seja, é um documento totalmente para pessoas que possuem CPF.

Enquanto o e-CNPJ é um documento destinado para pessoas jurídicas. Desse modo, pode ser usado por todas as pessoas responsáveis por negociações e administração da empresa.

Mas afinal, qual é a principal diferença entre esses dois documentos digitais? Pois bem, o e-CPF é um documento que tem a mesma função que o CPF.

Por meio dele você pode enviar declaração de imposto de renda e diversos documentos que precisam de assinatura digital. Além disso, geralmente é usado de forma individual.

Já o e-CNPJ é um documento destinado para realizar a emissão de notas fiscais, assinar contratos e pode ser usado por um grupo de pessoas.

No entanto, saiba que um empresário também poderá usar o seu e-CPF para realizar algumas atividades da empresa. Mas para atividades, como por exemplo a emissão de nota fiscal, será necessário o uso de e-CNPJ.

Certificado digital individual pode ser usado em quais situações?

O certificado digital individual também conhecido por o e-CPF pode ser usado em diversas situações. Muitas pessoas acabam acreditando que essa opção não é útil, mas pode ser usada em diversas situações.

Principalmente se você trabalha em órgãos, empresas públicas, empresas de economia mista e muito mais. Pois podem realizar diversas atividades em sites de órgãos governamentais, como:

  • Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior;
  • Sped – Sistema Público de Escrituração Digital;
  • e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte;
  • Receitanet – Pessoa física que atua como procurador ou representante legal de uma empresa na Receita Federal;
  • ComprasNet – Portal de compras do governo federal;
  • SisProuni – Sistema Informatizado do Prouni;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Assinatura de contratos;
  • Transações bancárias;
  • Mensagens e emails criptografados, garantindo a segurança das informações trocadas e também validade;
  • Transações do FGTS e INSS e entre outros.

Quais são as categorias disponíveis para o certificado digital para pessoa física?

Para o certificado digital individual, você pode encontrar a categoria A1. Mas afinal, como funciona? Esse é um documento que conta com a validade de até um ano, após esse período a pessoa física precisa realizar a validação do seu certificado digital.

Além disso, é um tipo de documento instalado diretamente no computador do usuário. Ou seja, todas as atividades que forem realizadas precisam ser feitas por meio do computador em que o documento foi instalado.

Caso o seu computador seja formatado, você pode fazer o backup do documento com muita facilidade.

Como funciona a renovação do certificado digital?

Visto que o certificado digital individual e as outras modalidades precisam ser renovadas, é importante saber como funciona esse procedimento.

Pois bem, para realizar o processo de renovação, é importante que você faça antes do período acabar. Caso você deixe para fazer a renovação após o período de 12 meses, não será possível. Nesse caso, você terá que emitir outro documento digital.

O processo de renovação é feito por empresas que realizam a emissão desse documento. Além disso, você precisa informar novamente os seus documentos e durante esse período é possível atualizar alguma informação, como por exemplo, e-mail, número, endereço e muito mais.

No entanto, durante a renovação, não é possível trocar de categoria, por exemplo de um e-CPF, passar para e-CNPJ. Se você deseja fazer essa troca, é necessário emitir um novo documento.

Como ter o meu certificado digital individual?

Para ter o seu certificado digital individual é muito simples, você só precisa acessar uma empresa de confiança e que ofereça a emissão desses documentos. A Consultas Prime é uma ótima opção, é uma empresa que oferece a emissão de diversos tipos de certificado, incluindo o e-CPF.

Para solicitar a emissão, você precisa entrar no site oficial, selecionar a opção de “Certificado Digital” e escolher a categoria que você deseja emitir. Ao selecionar o e-CPF, você precisa informar alguns dados pessoais e também de pagamento.

Assim que realizar esse primeiro passo, será necessário separar os documentos solicitados para realizar a emissão do seu certificado digital.

Em seguida, você será convocado para um vídeo conferência, com o objetivo de recolher a sua biometria e saber se os seus dados estão corretos. É algo muito rápido e que pode ser feito em poucos minutos. Não perca tempo, faça agora mesmo o seu documento digital e tenha mais facilidade no seu dia a dia.