fbpx

Verificar o gravame baixado da placa Mercosul

Verificar o gravame baixado da placa Mercosul

Ao adquirir um veículo, devemos levantar o maior número de informações possíveis sobre ele. Para isso, é necessário que o comprador acesse o site da Consultas Prime. Nesse texto, iremos trazer as maneiras de Verificar o gravame baixado da placa Mercosul.

Verificar o gravame baixado da placa Mercosul

O termo gravame é utilizado para o registro que se faz em carros financiados no Departamento Estadual de Trânsito ou Detran, como é comumente conhecido. Também pode ser conhecido como veículo alienado, tendo este nome por estar associado a um banco ou a uma financeira.

Os três tipos principais de Gravame

Veja abaixo algumas possibilidades quando você não tem o gravame baixado:

Alienação fiduciária é bastante utilizada. Nesse caso, o próprio bem adquirido será a garantia de pagamento ao credor, pois em caso de inadimplência, o veículo voltará às mãos do banco ou organização financeira.

comprar credito consulta veicular
comprar credito consulta veicular

Reserva de domínio. Nesse tipo de gravame, não existe banco ou empresa de financiamento, é uma negociação feita diretamente entre o vendedor e o comprador. Dessa forma, a garantia vem por meio da documentação, que deverá ser mantida até que todo o valor seja quitado, havendo assim uma transferência de posse.

Arrendamento mercantil é quando o veículo é alugado por um período pré-determinado. Quando esse período acaba, existe a opção de devolver o veículo ou comprá-lo por um valor combinado, ou seja, embora o veículo seja de propriedade do banco ou financeira é o usuário quem está usando.

Um veículo financiado deve estar registrado no Sistema Nacional de Gravame ou SNG, que tem como papel gerenciar a posse de todos os veículos em território nacional, sejam eles motos, carros ou caminhões, que foram usados como garantia de crédito.

O SNG foi uma criação da iniciativa privada para que instituições financeiras possam fazer a consulta e saber se o veículo serve ou não como garantia de empréstimo ou se tem valor comercial. Isso evita que as organizações financeiras acabem por descobrir tardiamente que o bem dado como garantia também foi usado para outros empréstimos, simultaneamente.

Através do gravame, um veículo financiado pode estar no nome do comprador e mesmo assim não pertencer completamente a ele, afinal, o bem está registrado como propriedade de um banco ou financeira que está realizando o financiamento. Deste modo, existe a garantia que o comprador irá quitar completamente o valor do financiamento, mas caso não o faça, o banco ou instituição financeira pode retirar o veículo do devedor.

No caso quando você não tem o gravame baixado e por não estar completamente sob o controle do comprador, o mesmo não pode fazer a transferência de propriedade até que tenha pago de maneira integral o valor financiado.

Como fazer consulta gravame baixado da placa Mercosul?

A maneira mais simples e eficaz de descobrir o gravame baixado é fazer a consulta do gravame através do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), através do campo “observações”. Entretanto, se não estiver com a documentação, também será possível fazer a verificação através do site da Consultas Prime de forma online.

Através da plataforma da Consultas Prime, você precisará saber a placa mercosul ou o chassi do veículo. Outra forma de fazer essa consulta é através de um despachante, além é claro, mas sempre ao utilizar o site da Consultas Prime este processo fica sempre muito mais dinâmico e prático.

De posse da documentação referente ao veículo, é possível fazer essa consulta, que é de suma importância na hora de adquirir o bem, para evitar transtornos ao comprador, tornando assim a negociação mais clara, rápida e segura.

Pelo site da Consulta Prime, o comprador poderá realizar a consulta do gravame e saber as reais condições do veículo, com todo conforto e comodidade que só nós podemos dar ao usuário.

Onde fazer baixa de Gravame?

Para dar baixa no gravame é preciso a emissão de um novo documento, o Certificado de Registro do Veículo ou CRV, podendo ser também o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também conhecido como CRLV.

Para fazer isso, é necessário ir ao sistema nacional de gravame com auxílio do Detran e da base de índice nacional. Também será necessário departamento nacional de trânsito, para assim solicitar a mudança do registro nacional de veículos automotores, que é conhecido como Renavam e emitir um novo documento para o veículo.

Todo o processo só será finalizado após pagar a taxa de emissão CRLV, quitar os débitos ou as multas pré-existentes, apresentar ou pagar o IPVA do veículo. Para um gravame comercial, também será necessário o pagamento do DUDA, e caso o veículo não possua a placa do Mercosul, é preciso realizar a troca.

Prazo para baixa de Gravame após quitação

Após o pagamento completo do veículo, a responsabilidade de fazer a baixa do registro de alienação fiduciária junto ao DETRAN, segundo consta na lei, o Art. 9 da Resolução 320/2009 do Contran, no prazo máximo de 10 (dez) dias é banco ou empresa de financiamento.

Transferência de veículo com Gravame

Um veículo que ainda se encontre com o gravame, não pode, de maneira alguma, ser transferido, como dissemos anteriormente, embora o comprador esteja de posse do veículo, ele não lhe pertence, já que ainda é um bem de propriedade do banco ou da organização financeira. O veículo está servindo de garantia para, em caso de inadimplência, não haver prejuízo ao banco ou instituição de financiamento.

Só será possível a transferência do veículo após ser dado baixa no gravame, o que significa que será necessário o pagamento total antes de realizar essa ação, ou o comprador poderá ser enquadrado como estelionatário, conforme consta na lei, o Artigo 171 do Decreto-Lei 2.848/1940.

No site da Consultas Prime será possível realizar essa e tantas outras consultas, pois o usuário estará contando com as melhores ferramentas que usará para realizar seu sonho de possuir aquele veículo tão esperado, tudo isso de maneira remota sem perder seu tempo e com a garantia que a negociação será concluída.

Sabemos que uma análise demorada pode fazer com que o usuário perca sua paciência e acabe fazendo um negócio que leve a mais problemas, e é por isso que oferecemos uma consultoria on-line completa com a garantia de maior rapidez, sem abrir mão da eficiência, num prazo máximo de 24 horas. O usuário terá acesso a todas as informações sem sair do conforto de seu lar.

Lembre-se que na Consultas Prime também temos o serviço de Emissão CRLV, uma facilidade para quem precisa atualizar o documento para deixar em posso do veiculo. Há e mais um detalhe na Consultas Prime você também pode comprar o Certificado Digital e-cnpj ou e-cpf A1.